Nome do Artigo

Como fazer a diluição de produtos concentrados?

Trabalhar com diluição ás vezes pode ser confuso. Especialmente se não temos experiência com o assunto.

Os produtos de limpeza concentrado podem ajudar a economizar muito se a diluição estiver correta. Por isto, fazer este processo de maneira adequada é muito importante para a Saúde e Segurança do colaborador que esta realizando a atividade.

Diluir significa medir uma porção do produto e adiciona-lá na água, diminuindo a concentração dele.

 

Como fazer a diluição?

 

Levando em consideração o cotidiano da maioria dos colaboradores que necessita fazer a diluição dos produtos de limpeza nas suas empresas elaboramos 3 passos simples de como fazer corretamente.

1º Quanto de solução você precisa?

Verifique quanto de solução é preciso para fazer a limpeza. Por exemplo se você tem um balde de 15 litros e gostaria de fazer esta quantidade, podemos partir daí.

Usando este balde então, vamos fazer 15 litros de solução com o seu produto de limpeza. Mais primeiro precisamos transformar esta quantidade de LITRO em ML.

  

1 LITRO é igual a 1.000ML então 15 LITRO é igual a 15.000ML

 

2º Qual é a diluição?

Verifique no Rotúlo do produto ou Ficha Técnica qual é a diluição recomendada. Vamos dizer que neste exemplo seja 1:10.

 

Isto significa que são 10 partes: 1 parte do produto e 9 partes água

 

3º Fazendo as contas

Agora você deve dividir o volume total da solução, que são os 15.000ml que vimos no item 1º, pelo número de partes, 10 do item 2º.

15.000ml / 10 = 1.500ml

 

Isto significa que você vai precisar de 1.500ml do produto concentrado

 

Agora você deve pegar o volume total da solução 15.000ml e diminuir o volume do produto encontrado 1.500ml, para saber quanto de água precisa.

 15.000ml - 1.500ml = 13.500 ml

 

Então agora você sabe que precisa colocar em seu balde de 15 litros 13.500ml (13,5 litros) de água e completar com 1.500ml (1,5 litros) do produto concentrado.

 

Dica: Se você usar sempre o mesmo recipiente para diluir o mesmo produto, pode fazer demarcação de onde encher até de água e a outra de onde encher de produto. Assim só precisar calcular uma vez.

Compartilhe este post

Comentários

Deixe um comentário

Categorias do Blog

Últimos Posts

Tags